Ameaça à liberdade na internet

Nesse momento, no congresso americano, dois projetos de lei contra pirataria estão sendo discutidos. Porém, diferente de outros intermedios legais americanos sobre o tema, essas leis, se aprovadas, terão um campo de ação tão amplo e inespecífico, que sites como a Wikipédia, por exemplo, facilmente seriam enquadrados e sairiam do ar, assim como qualquer lugar que publicasse links para essa página (buscadores ou redes sociais, por exemplo).

Por conta disso, diversos sítios tem protestado. Alguns, como a wikipedia, tiraram sua página do ar, outros, como o wordpress e o riseup, usaram como capa chamadas (tão criativas quanto apocalípticas) contra os projetos de lei, e até os mais tímidos, como o google, não deixaram de escrever uma nota de rodapé.

Disfarçados com uma máscara de antipirataria, e aproveitando essa onda de paranóia coletiva, esses projetos, se aprovados, colocarão em prática a censura generalizada do meio virtual.

Anúncios

One response to “Ameaça à liberdade na internet

  1. Isso não é muito inteligente, né? Desse jeito a industria fonografica perde um grande veiculo de propaganda e marketing… Acho que o consumo de musicas e filmes pela internet muitas vezes leva ao consumo de produtos relacionados na vida real. Se for impedida a reprodução de filmes com direitos autorais, talvez outro tipo de cultura, com menos visibilidade na midia, chegue mais até as pessoas, o que não seria de todo mal.
    O que me preocupa é essa inespecificidade…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s